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Como funciona a vigência do convênio médico

Como funciona a vigência do convênio médico

Os seguros e planos novos, contratados depois que a Lei nº 9.656 entrou em vigor, em 1º de janeiro de 1999, têm uniformidade nas regras que determinam quando começam a ter eficácia, ou seja, o início da vigência.

O contrato tem duração mínima de um ano, a partir da data da assinatura:

  • Da proposta de adesão nos seguros e planos coletivos; ou
  • Do contrato individual; ou
  • Do pagamento de qualquer valor (taxa de adesão, mensalidade ou qualquer nome que se dê a qualquer valor cobrado).

Das três alternativas, vale a que ocorrer em primeiro lugar.

O início da vigência do seu contrato, contudo, não elimina a obrigatoriedade do cumprimento dos prazos de carência que foram estabelecidos.

Desde abril de 2009, os beneficiários de seguros ou planos de saúde individuais e familiares que assinaram contrato depois de janeiro de 1999 podem trocar de operadora levando para a nova empresa as carências já cumpridas no plano anterior.

Saiba mais sobre a Portabilidade de carências.

Fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br/vigencia-8/

Convênio Médico NotreDame - Linha Smart

Convênio Médico NotreDame – Linha Smart

A Linha de planos de saúde Smart é ideal para quem procura por uma escolha racional, com qualidade e rede de atendimento ampla, de abrangência regional. É possível contratar o plano de saúde com ou sem coparticipação, inclusive com opção de cobertura local.

Os planos de saúde da linha Smart abrangem Rede Própria e Rede Credenciada certificada, com acesso a todas as especialidades médicas e profissionais referenciados.

Modalidades de Contratação

Plano de Saúde ambulatorial e hospitalar com obstetrícia
Cobertura para consultas, exames, internações hospitalares clínicas e cirúrgicas e partos.

Plano de Saúde ambulatorial e hospitalar sem obstetrícia
Cobertura para consultas, exames, internações hospitalares clínicas e cirúrgicas.

Abrangência
Regional ou Local

Acomodação em caso de internações
Enfermaria ou apartamento

Rede Assistencial
Própria e Credenciada

Conheça o PlanoDetalhes

Mais Apoio

Os planos de saúde da NotreDame Intermédica dispõem da abrangente Rede Própria da NotreDame Intermédica. Desta forma, você pode contar com um atendimento de excelência na sua cidade ou região, por meio de unidades sempre próximas de você.

Medicina Preventiva

Nossos beneficiários podem participar de todos os programas de Medicina Preventiva, tais como Oficinas de Saúde, grupos terapêuticos e orientações individuais para gestantes, idosos, pacientes com doenças crônicas e casos de alta complexidade.

Ala de Oncologia Smart

Espaço moderno e especializado no atendimento oncológico, com equipe médica multidisciplinar preparada para oferecer todo conforto, suporte e segurança aos pacientes com câncer.

Diferenciais do Produto

Os beneficiários do plano de saúde NotreDame Intermédica têm acesso gratuito ao Interclube, um clube que dá direito aos melhores descontos em medicamentos e perfumaria nas maiores redes de drogarias do País, além de inúmeras parcerias com academias, clínicas estéticas, medicamentos, vacinas, cursos, viagens, teatro, compras on-line, restaurantes e muito mais.

Interclube
Clube de vantagens e benefícios exclusivos que oferece diferenciais, descontos e promoções para o beneficiário na compra de bens e serviços em diversas categorias como beleza e bem-estar, medicamentos, cursos, alimentação, viagens e entretenimento.

Remissão: até 24 meses (contratação opcional )
Direito à continuidade do plano de saúde ao cônjuge e dependentes após o falecimento do titular, por um período determinado.

Procedimentos e Terapias Cobertos

Os beneficiários têm cobertura de procedimentos e terapias para manter sua saúde em dia: acompanhamento em nutrição, terapia ocupacional, psicoterapia e fonoaudiologia.

Fonoaudiologia: 12 a 96 sessões/ano – conforme Diretrizes de Utilização da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Direito a consultas com fonoaudiólogo, a partir de orientação de médico especialista.

Terapia Ocupacional: de 12 a 40 sessões/ano – conforme Diretrizes de Utilização da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Direito a consultas com terapeuta ocupacional, a partir de orientação de médico especialista.

Consulta Sessão com Psicólogo/Psicoterapia: de 12 a 40 sessões/ano – conforme Diretrizes de Utilização da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Direito a consultas com psicólogo, a partir de orientação de médico especialista.

Nutrição: de 06 a 18 sessões/ano – conforme Diretrizes de Utilização da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Direito a consultas com nutricionista, a partir de orientação de médico especialista.

Outros Procedimentos

Você tem direito à cobertura de cirurgias de miopia e hipermetropia, bem como procedimentos mais complexos como transplantes de rim, córnea e medula.

Cirurgia de Miopia: de grau -5 a -10
Cobertura de cirurgia refrativa para correção de miopia. O procedimento consiste em modelar a córnea do paciente.

Cirurgia de Hipermetropia: até grau 6,0
Cobertura de cirurgia refrativa para correção de hipermetropia. O procedimento consiste em modelar a córnea do paciente.

Transplantes: rim, córnea, medula (autólogo e heterólogo)
Cobertura para substituição de tecido doente ou órgão de uma pessoa (viva ou falecida) para outra.

Convênio Médico Afpesp

Convênio Médico Afpesp

Plano de Saúde Afpesp

Convênio Médico Afpesp é uma parceria entre a Afpesp e as operadoras de saúde Amil, Sulamérica, Bradesco, Unimed Fesp, Notredame e One Health.

Convênio Médico Afpesp: Sobre a Afpesp

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP abrange os funcionários públicos municipais, federais e estaduais de todo o território paulista.

A AFPESP investe em infraestrutura para disponibilizar o melhor atendimento aos seus associados. Conta com uma sede e 16 unidades espalhadas por toda região da Grande São Paulo, interior e litoral de São Paulo. A AFPESP proporciona diversos serviços aos seus associados buscando proporcionar qualidade de vida nas mais diversas áreas.

São 17 estruturas voltadas ao lazer e ao entretenimento. Essas unidades são espalhadas estrategicamente em locais turísticos, no litoral, no interior e em locais urbanos.

Convênio Médico Afpesp: Sobre o Plano de Saúde

Devido à precariedade do atendimento no SUS surgiu a demanda de criação dos planos de saúde. As operadoras credenciam hospitais, consultórios e laboratórios particulares para criar uma rede de atendimento aos seus associados.

Diante desse cenário précario do Sus a Afpesp firmou parceria com as operadoras Amil, Sulámerica, Bradesco, Unimed Fesp, Notredame e One Heallth e disponibilizam um plano de saúde diferenciado e mais acessivel para os associados da AFPESP.

Convênio Médico Afpesp: Como Contratar?

Os Planos de Saúde Afpesp possuem diversos diferencias em relação a contratação de uma plano de saúde individual. Tanto os valores quanto as carências são mais atrativos.

Para saber o valor exato do seu plano é necessário uma analise, com idade, sexo e se possuirá dependentes, além é claro da analise da melhor rede credênciada.

Entre em contato como nossos consultores, eles estão prontos para te atender.



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Convênio Médico Intermédica

Convênio Médico Intermédica

O Convênio Médico Intermédica foi fundado em 1968 se destaca pela qualidade na Rede Própria e Credenciada de Centros Clínicos, Hospitais, prontos-socorros, maternidades e clínicas odontológicas. 

Com mais de 3,4 milhões de beneficiários o Plano de Saúde NotreDame Intermédica é pioneiro em Medicina Preventiva e tem como o principal conceito promover um atendimento baseado no melhor acolhimento na segurança dos pacientes. 

Alguns Números do Convênio Médico Intermédica

Nesses quase 52 anos no Brasil tendo como missão tornar saúde de qualidade acessível a gerações de Brasileiros, o Grupo NotreDame Intermédica possui números expressivos que comprovam toda sua qualidade como operadora de Plano de Saúde. 

  • Mais de 3,4 milhões de beneficiários 
  • 70 Centros Clínicos 
  • 10 Centros Clínicos exclusivamente de Medicina Preventiva 
  • 20 prontos-socorros 
  • 17 hospitais 
  • Filiais em: Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro, Santos e Sorocaba 
  • 16 mil Colaboradores 

Diferenciais do Convênio Médico Intermédica

Gestão Integral do Cliente 

A equipe do Grupo NotreDame Intermédica elabora perfis completos dos beneficiários para o melhor gerenciamento dos benefícios contratados o que permite monitorar a desempenho do produto, avaliar riscos e tendências e identificar desvios que exijam melhoria. 

Excelência em qualidade 

Efetua investimentos continuo em tecnologia, inovação e processos para garantir segurança e a confiabilidade dos seus beneficiários. Realiza um gerenciamento inteligente pautado em prevenção de doenças e adoção de hábitos saudáveis. 

Relacionamento com o Beneficiário 

Possui um dos melhores sistemas de atendimento e canais de relacionamentos. Possibilita o beneficiário agendar e cancelar consultas, acessar a Rede Assistencial e acompanhar os reembolsos pelos aplicativos gratuitos nas versões iOS e Android. Além dos canais: gendamento on-line, solicitações de guias pela Internet, Central de Serviços 24h, SAC 24h, Central de Marcação de Consultas, SMS e e-mail com mensagens sobre pagamentos, solicitações e agendamentos 

Rede Própria 

São 70 Centros Clínicos, 20 prontos-socorros e 17 hospitais. As Unidades possuem estrutura para proporcionar qualidade, segurança e acolhimento, com inúmeras especialidades para os públicos adulto e infantil. Também oferecem Unidades de tratamento oncológico e quimioterápico. 

Avaliação do Convênio Médico Intermédica na ANS 

A ANS (Agencia Nacional de Saúde) é o órgão regulador de todas as operadoras de planos de saúde. A NotreDame Intermédica está registrada sobre o número de registro 359017. Com esse número você pode entrar no site da ANS e verificar todas as informações da operadora.

As notas de desempenho da ANS variam de 0 à 1 e levam em consideração os seguintes critérios de avaliação:  

  • IDGA – Garantia de Acesso 
  • IDGR – Gestão de Processos e Regulação 
  • IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde 
  • IDSM – Sustentabilidade no Mercado 

Com todos esses critérios analisados a Nota Geral do Plano de Saúde NotreDame é: 0.7581 

Convênio Médico Intermédica no Reclame Aqui 

O Reclame Aqui é o site mais usado no Brasil para fazer reclamações de empresas, quando os métodos convencionais de atendimento não resolvem o problema. Antes de contratar qualquer serviço, verificar a empresa no Reclame Aqui é uma ótima ideia. 

É importante ressaltar que problemas sempre existirão em todas as empresas que prestam serviços, o que realmente importa é a habilidade da empresa em atender, ouvir e resolver os problemas apresentados por seus clientes. 

O Plano de Saúde NotreDame Intermédica possui no Reclame Aqui uma avaliação BOM com os seguintes números: 

  • 5050 reclamações efetuadas 
  • 4284 reclamações respondidas 
  • 84.8% de reclamações atendidas 
  • Índice de solução de 82.2% 

Para ver a análise completa do Reclame Aqui da operadora NotreDame Intermédica, clique aqui. 

Tabela do Convênio Médico Intermédica

A NotreDame Intermédica disponibiliza uma tabela com valores por faixa etárias, rede credenciada e todas as informações de seus planos. Você pode acessar essa tabela clicando aqui. 

Sabemos que muitos termos podem ser desconhecidos ou complicados, entre em contato conosco, teremos prazer em te explicar todos os pontos em que houver dúvidas. 

Convênio Médico só com um corretor!

É muito importante que você procure um corretor ou uma corretora de planos de saúde. Isso porque um profissional treinado poderá lhe oferecer a melhor opção dentro das suas necessidades. 

Um corretor tem conhecimento geral de leis, regras, redes credenciadas e das operadoras. No final de uma cotação esse conhecimento permite ao corretor oferecer um plano de saúde com melhor custo x benefícios.



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Novo Rol de cobertura dos convênio médicos 2018

Novo Rol de cobertura dos convênio médicos 2018

A Lei nº 9.961/2000 atribuiu à ANS a responsabilidade de controlar os aumentos de mensalidade dos planos de saúde e este controle varia de acordo com o tipo de contrato de prestação de serviços de saúde (pessoa física ou jurídica) e com o motivo do aumento.

Para entender como a mensalidade do seu plano pode ser reajustada, primeiro você tem que responder a duas questões:

1) Seu plano foi contratado antes do dia 2 de janeiro de 1999?

Se seu plano foi contratado antes do dia 2 de janeiro de 1999 e não foi adaptado à Lei nº 9.656/98, que regulamenta o setor de planos de saúde, isso quer dizer que ele é do grupo dos chamados “planos antigos”. Nesses casos os reajustes devem seguir o que estiver escrito no contrato, ou seja, as regras previstas pela lei não podem ser aplicadas.

Caso o seu contrato seja antigo e não seja claro sobre aumento de preços, veja aqui o reajuste ano a ano.

2) Seu plano foi contratado pelo seu empregador, sindicato ou associação?

Se seu plano for do tipo “coletivo”, ou seja, se ele tiver sido contratado por intermédio de uma pessoa jurídica (ex: a empresa que você trabalha), os reajustes não são definidos pela ANS. Nesses casos, a Agência apenas acompanha os aumentos de preços, os quais devem ser acordados mediante negociação entre as partes e devidamente comunicados à esta Agência em até 30 dias da sua efetiva aplicação.

No entanto, caso o seu contrato coletivo possua menos de 30 beneficiários, fique atento! O reajuste que o seu contrato receber deverá ser igual ao reajuste dos demais contratos com menos de 30 beneficiários da mesma operadora, dentro do chamado Agrupamento de Contratos (ou Pool de Risco). O índice de reajuste aplicado a todos estes contratos deverá ser divulgado pela própria operadora em seu site na internet no mês de maio de cada ano, ficando vigente até abril do ano seguinte e podendo ser aplicado a cada contrato nos seus respectivos meses de aniversário. Verifique, anualmente, junto à pessoa jurídica contratante de seu plano, a quantidade de beneficiários vinculados ao seu contrato. Desta forma, você saberá se, no ano seguinte, seu contrato entrará, ou não, no agrupamento para receber o reajuste destinado a contratos com menos de 30 beneficiários.

Mas há exceções em que o contrato coletivo que possui menos de 30 beneficiários não faz parte do Agrupamento de Contratos. As exceções são: contratos firmados antes de 1º de janeiro de 1999 e não adaptados à Lei nº 9.656/1998; contratos de planos exclusivamente odontológicos; contratos de plano exclusivo para ex-empregados demitidos ou exonerados sem justa causa ou aposentados; contratos de planos com formação de preço pós-estabelecido; e contratos firmados antes de 1º de janeiro de 2013 e não aditados para contemplar a RN nº 309/2012, por opção da pessoa jurídica contratante.

Causas para aumento de mensalidade para pessoa física

Aumento de preço por variação de custos – pessoa física

A ANS define anualmente o índice autorizado para reajuste dos planos médico-hospitalares com ou sem cobertura odontológica contratados posteriormente à Lei nº 9656/98. Mesmo após essa definição, as operadoras só podem aplicar esse reajuste após avaliação e autorização expressa da Agência. Desde maio de 2005 a ANS não autoriza reajustes por variação de custo para os planos exclusivamente odontológicos devendo ser aplicado o índice de preços previsto em contrato ou firmado através de Termo Aditivo.

Histórico de reajuste por Variação de Custo Pessoa Física

Índice de reajuste anual autorizado para planos de saúde individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999.

Ano Reajustes
2017 13,55%
2016 13,57%
2015 13,55%
2014 9,65%
2013 9,04%
2012 7,93%
2011 7,69%
2010 6,73%
2009 6,76%
2008 5,48%
2007 5,76%
2006 8,89%
2005 11,69%
2004 11,75%
2003 9,27%
2002 7,69%
2001 8,71%
2000 5,42%

Aumento de preço por mudança de faixa etária

Isso acontece porque, em geral, por questões naturais, quanto mais idosa a pessoa, mais necessários e mais frequentes se tornam os cuidados com a saúde. As faixas etárias variam conforme a data de contratação do plano e os percentuais de variação precisam estar expressos no contrato.

As faixas etárias para correção variam conforme a data de contratação do plano, sendo que os percentuais de variação têm que estar expressos no contrato. Veja a seguir em qual caso o seu contrato se encontra:

Contratação Faixa etária Observações
Até 2 de Janeiro de 1999 Não se aplica Deve seguir o que estiver escrito no contrato.
Entre 2 de Janeiro de 1999 e 1 de Janeiro de 2004
  • 0 a 17 anos
  • 18 a 29 anos
  • 30 a 39 anos
  • 40 a 49 anos
  • 50 a 59 anos
  • 60 a 69 anos
  • 70 anos ou mais
A Consu 06/98 determina, também, que o preço da última faixa (70 anos ou mais) poderá ser, no máximo, seis vezes maior que o preço da faixa inicial (0 a 17 anos)Consumidores com mais de 60 (sessenta) anos e que participem do contrato há mais de 10 (dez) anos, não podem sofrer a variação por mudança de faixa etária.
Após 1 de Janeiro de 2004
(Estatuto do Idoso)
  • 0 a 18 anos
  • 19 a 23 anos
  • 24 a 28 anos
  • 29 a 33 anos
  • 34 a 38 anos
  • 39 a 43 anos
  • 44 a 48 anos
  • 49 a 53 anos
  • 54 a 58 anos
  • 59 anos ou mais
A Resolução Normativa (RN nº 63), publicada pela ANS em dezembro de 2003, determina, que o valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18).A Resolução determina, também, que a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas.

Aumento de preço por revisão técnica

Esse tipo de reajuste está suspenso. É uma exceção destinada a um determinado plano de saúde que esteja em desequilíbrio econômico. Esse desequilíbrio ameaçaria a continuidade dos serviços de saúde aos consumidores desse plano. A operadora que vende o plano é autorizada pela ANS a aumentar o preço, mas fica obrigada a seguir regras definidas pela Agência.

Primeiramente, é obrigatório que a operadora ofereça ao consumidor pelo menos duas opções que levem ao reequilíbrio do plano. Uma das opções tem que ser sem aumento de mensalidade. As opções têm que ser aprovadas pela ANS antes de ser propostas ao consumidor e os ajustes propostos têm que ser oferecidos como opções ao consumidor, não como obrigação.

Referência: ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar )

Plano de Saúde, só com Corretor de Seguros!

Um corretor é um profissional treinado com conhecimento sobre leis, as operadoras e seus planos. Dessa forma um Corretor de Plano de Saúde poderá lhe ajudar a escolher o melhor plano de saúde considerando sempre o custo x benefício. Nós da Seguro Saúde Online, temos experiência de 10 anos de mercado em comercialização de planos de saúde. Entre em contato conosco, estamos prontos para te atender.